PRIMEIRA APJ DO BRASIL

A Ação Paramaçônica Juvenil do Grande Oriente do Brasil foi criada pelo querido irmão Adison do Amaral. No final dos anos 60, houve a preocupação com os jovens e a visão da falta uma organização juvenil patrocinada pela maçonaria. Foi feito um projeto inicial de uma Ação para jovens, a Ação Paramaçônica Juvenil. Este projeto foi levado ao Palácio Maçônico do Lavradio, no Grande Oriente do Estado do Rio de Janeiro e infelizmente se “perdeu nos corredores”. Cerca de 10 anos depois, o irmão Adison voltou a sentir a necessidade da APJ e viu que era o momento propício para um anteprojeto sobre a instituição. Então foi apresentado em 20 de março de 1982 o anteprojeto de criação da Ação Paramaçônica Juvenil e ele se encontrava como Venerável Mestre Deputado pela Loja União Ordem e Progresso no. 1229, loja que desde o início da APJ se prontificou em ajudar a causa apejostista. Após uma série de discussões, a Lei definitiva no 02 de 15 de abril de 1983 foi aprovada criando a APJ. Devemos ressaltar que desde então foi criada a APJ União Ordem e Progresso, visto que a APJ necessitava de um Núcleo; mas infelizmente só veio a funcionar de fato em 24 de setembro de 1988. Reconhecida como Núcleo Máter pelo irmão Adison do Amaral, tal reconhecimento deu-se pela própria origem da instituição que necessitava que uma Loja Maçônica apoiasse e criasse (pelo menos no papel) a APJ e como consta, esta Loja foi a União Ordem e Progresso. Porém ao contrário do que era esperado este Núcleo não foi o primeiro a iniciar seus trabalhos. Então em 24 de Setembro de 1988 foi realizada a primeira reunião e conseqüentemente a fundação da APJ União Ordem e Progresso (APJUOP).

Fundada em 04 de agosto de 1985 a APJ da Loja Lealdade e Justiça 2ª. foi a primeira do Brasil, e em 31 de agosto 1985, tevê a primeira eleição de diretoria composta por: Presidente Luciano Fernandes; Vice Presidente Ricardo Natal; Tesoureira Vera Regina Fernandes da Silva; Secretaria Karla Luiza Natal; Segunda Secretária Luiciene Fernandes.

 
 

Loja Maçônica Lealdade e Justiça n°1222 | (62) 3324-1333 | contato@lealdadeejustica.com | Área Restrita

Rua 14 de Julho, n° 821 - 3° Andar - Edifício Lealdade, Centro | Anápolis - Goiás. © 2017 - Todos os direitos reservados.
 

Loja Maçônica Lealdade e Justiça
n°1222 | (62) 3324-1333 | contato@lealdadeejustica.com

Rua 14 de Julho, n° 821 - 3° Andar - Edifício Lealdade, Centro | Anápolis - Goiás. © 2017 - Todos os direitos reservados.